quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O PS cá do burgo

Leio com muita atenção todos os posts do caríssimo membro da Assembleia Municipal de Gaia, Sr. Cipriano Castro. O último post mereceu-me especial atenção, visto que afirma, peremptoriamente, que "Gaia não é obra"!

Embora mais novo que o Sr. Cipriano, lembro-me de Gaia em 1997. Eramos um triste e sombrio subúrbio do Porto, designado de "dormitório". Actualmente, para além de se "dormir" em Gaia, também se vive! Essa é uma diferença única. Dizer que Gaia não é obra é não querer ver o que parece óbvio para a maioria dos Gaienses.

E Avintes? Pelos vistos a Junta de Freguesia e o PS local esperam que a Câmara actue. Falta poder de negociação nos actuais autarcas de Avintes, falta visão estratégia e humildade para trabalhar com o poder camarário.
Porque razão Avintes não tem pavilhão e piscinas? Gostava de fazer essa pergunta aos presidentes de junta do PS que desde 1997 viram vários investimentos serem efectuados nas suas freguesias pela Câmara de Gaia.

Se a esquadra da GNR e a Escola EB 2/3 foram argumentos de campanhas eleitorais anteriores, aparecendo em folhetos como obras da Junta, porque razão se espera que a Câmara realize obras de tão grande envergadura?

Avintes vai Mudar.

6 comentários:

  1. Bom dia,
    só hoje vi o seu comentário, por isso só agora estou a comentar, lamentando apenas que seja mais um blog anónimo.
    Na verdade eu não disse que o Dr. Menezes nada fez em Gaia, estaria a mentir, disse apenas que nada fez em Avintes, o que é verdade.
    Mas lembro-lhe que um Presidente da Câmara tem de governar por igual todas as freguesias do seu concelho independentemente do Presidente da Junta (que no caso de Avintes até é uma Junta PS/PSD).
    Sobre as obras que terá feito noutras freguesias de Presidentes PS, deixo-lhe estes dados para reflectir:
    PEDROSO - Presidente António Tavares de militante do PS, passou a independente apoiado pelo PSD e agora já é militante do PSD.
    AFURADA - Junta do PS que no anterior mandato mudou para independente, apoiado pelo PSD. Agora já é PSD.
    GULPILHARES- Presidente Alcino Lopes militante e dirigente distrital do PS, saiu do PS e vai ser candidato independente, apoiado pelo PSD.
    GRIJÓ - Presidente Rogério Tavares militante do PS, saiu do PS e talvez seja candidato independente apoiado pelo PSD.
    SERMONDE - o falecido Presidente António Magalhães que sempre tinha sido militante do PS, já estava "passado" para o lado do PSD, como infelizmente para ele, morreu, o PS "recuperou" uma Junta.
    Não vale a pena continuar, mas existem muitos mais exemplos de outras pessoas, também da CDU, que se "passaram" a troco de umas "ajudas"!
    Felizmente, em Avintes, apesar de muito criticado por alguns, assediado por outros, o Mário Gomes de quem tenho o prazer de ser amigo, tem sabido ter a dignidade de não se "vender", mantendo uma postura de reivindicação permanente, mas também de diálogo com a CMG e com o Dr. Menezes, mesmo quando a CMG numa atitude discriminatória, deixou há 2 anos de transferir para a Freguesia de Avintes, cerca de 250 mil Euros por ano.
    Finalmente lhe digo que Avintes, apesar de muitas dificuldades, não está parada no tempo, mas infelizmente as obras que mais precisamos jamais poderão ser construídas com o orçamento de uma Junta de Freguesia, como a de Avintes.
    Mas uma terra não é só betão, temos um serviço de apoio domiciliário a idosos e doentes, temos 2 centros de dia para a terceira idade, temos um serviço de Acção Social (UNIVA), temos uma biblioteca pública, apoiamos sempre que possível as nossas colectividades e instituições, incentivamos os nossos jovens, premiando o seu esforço e aproveitamento escolar, etc. e somos uma terra com muita iniciativa ao nível associativo, com importantes contributos nas áreas sociais, culturais e recreativas e desportivas.
    Como alias o reconheceu, o meu colega do Executivo da Junta e pessoa que estimo, Dr. Nuno Oliveira, que na sua qualidade de recandidato do PSD à Junta de Avintes, na entrevista ao NA (em que só faltou dizer, votem no Mário Gomes, eu não quero ser Presidente da Junta, mas querem que eu seja o candidato e eu vou fazer este favor, mas p.f. não votem em mim) afirma:
    "Mas as juntas também têm pouca capacidade de intervenção, desde logo têm um orçamento ridículo o que lhes dá uma margem de manobra pequena."
    "Agora, Avintes está no mapa. Avintes tem excelentes ligações a tudo."
    "O Mário, de quem eu sou amigo, é uma pessoa popular, é uma pessoa que está próxima dos fregueses, portanto é um bom candidato."
    Cumprimentos.
    Cipriano Castro

    ResponderEliminar
  2. Caro Cipriano,
    Deixa aqui alguns questões que merecem ser esclarecidas. Escreve e cito "que se passaram a troco de umas ajudas" e "dignidade de não se vender". Estas palavras são graves e pressupõem um determinado contexto. De que ajudas fala? Se Mário Gomes não se vendeu, quem o fez? Estará a acusar alguém de tráfico de influências, suborno em troca de obras em certas freguesias? Se sim, tem a obrigação, enquanto membro da Assembleia Municipal de apresentar as suas dúvidas às entidades judiciais competentes.

    Em relação à questão executivo PS/PSD, já esperava este tipo de campanha em 2009, por isso considero que a coligação foi prejudicial para o PSD, que ao se colar ao PS, fica com margem de manobra reduzida para apresentar um projecto autónomo para as próximas autárquicas.
    A entrevista foi, de facto, fraca. Sem garra e sem a necessária combatividade eleitoral.
    Mas considera que é positivo o mesmo Presidente se manter em funções durante 12/15 anos?
    Considera que o perfil do actual Presidente se adequa às necessidades actuais de desenvolvimento? Avintes já não é uma pequena freguesia onde todos se conhecem...

    ResponderEliminar
  3. Ele esqueceu-se de Vilar de Andorinho que não se passou para lado nenhum e continua a receber os duodécimos, mas isso agora não interessa nada. Ó "Vencer..." lembras-te daquele filme do Miklos Jancso, "Vícios privados, públicas virtudes"?

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    Continuo a lamentar que, como acontece com outros blogs, com ataques à Junta de Avintes e ao Presidente Mário Gomes, não se identifique, bem como o sr. Rio (será que é o Rui?), daí que provavelmente não voltarei a comentar este blog.
    Gosto de expor as minhas ideias, procurando sempre respeitar as dos outros, mas gosto de "ver a cara" dos meus interlocutores, porque também mostro a minha.
    Por isso apenas um esclarecimento.
    Sobre o que comentei anteriormente, é preciso não confundir as coisas, nunca acusei ninguém de tráfico de influências ou subornos (CRIMES DE JUSTIÇA), apresentei factos de antigos militantes do PS que hoje são do PSD, ou muito próximos.
    O facto de a CMGaia investir mais aqui e menos ali, porque gosta mais ou menos do Presidente da Junta, não é um crime de justiça, mas não é, na minha maneira de ver, politicamente correcto, nem devia ser necessário a um Presidente de Junta estar politicamente de acordo com o Presidente da Câmara, para ver investimentos na sua terra.
    É no campo da POLITICA e não da JUSTIÇA, que
    eu comentei.
    Se quer saber mais, não se esconda!

    ResponderEliminar
  5. Esclarecimento dado.
    Em relação ao anonimato o mesmo continuará. Tal como refere são ideias e projectos que se debate e discute e não necessariamente as "caras".
    Essa é uma das grandes diferenças entre as "conversas de café" e o mundo da blogosfera.
    Contudo respeitarei a sua ausência do blogue.

    ResponderEliminar
  6. O nosso caro amigo Cipriano, esqueceu-se de nomear um nome na lista dos "que se passaram a troco de umas ajudas" e é muito feio esquecer-se assim tão facilmente dos amigos, ou será que já não é assim tão amigo? Pois mas se se esqueceu eu acrescento à lista: Sr. Vieira nº 2 da lista do PS membro do executivo da junta de freguesia e agora aparece como nº2 do PSD.

    ResponderEliminar